Dust é um dos power-trios que cairam no esquecimento, mas que conseguiram uma qualidade inquestionável e competencia numa curta carreira (2 anos!). Ao contrário das outras bandas power-trios, os Dust ficaram mais pelas letras elaboradas, solos magistrais e arranjos mais progressivos, mas sem nunca perderem peso. Um álbum que vale a pena ser ouvido, só acho pena não ter sido masterizado, portanto a unica hipótese só mesmo sacar na net. Vale a pena dar atenção á belissima capa do álbum . Para curiosidade, Marc Bell (bateria) virou para uma nova onda, o punk juntando-se aos Ramones sob o nome de Marky Ramone.
Grand Funk- We Are An American Band (1973)

Blue Cheer - Vincebus Eruptum (1968)
Lançado em 1968 não teve o sucesso desejado internacionalmente, mas na terra natal vendeu bem entrando no top 20 com o pesadão single Summertime Blues (versão de Eddie Cohran), ainda hoje fartamente passado no VH1. Apesar desse pequeno sucesso eles cairam imediatamente nio esquecimento apesar de bons álbums depois deste. São talvez os verdadeiros pais do metal, inovaram sem medo nem rótulos, deu-nos riffs espectaculares e um baixo vocifero. Rock ácido com blues, a sua marca sonora fá-los recordar ainda para a próxima geração. É pena em Portugal não haver nada deles.
Esse álbum só deu nas vistas graças ao rapaz prodigio Joe Walsh (The Eagles), um guitarrista técnico e preciso que deu-nos faixas espectaculares como Take A Look Around em que Pete Townshend (The Who), chegou a copiar uns riffs. Quando o ouvi fiquei simplesmente petrificado com este som porreiro e relaxado. Thirds é outro álbum que também merece uma olhadela (ou ouvidela neste caso). Com Tommy Bolin a substituir Walsh a banda ficou mais pesada mas sempre vigorosa.
Infelizmente os Budgie não tiveram a mesma sorte que os seus contemporâneos (Black Sabbath, Led Zeppelin ou Uriah Heep) mas Never Turn Your Back On A Friend é uma obra prima que merece ser revistada desde a primeira faixa até á ultima e é com orgulho que tenho em minhas mãos esta reliquia. Mais tarde os Metallica iriam buscar um pouco da fórmula desta banda e também coverizar a aparatosa e unica, Breadfan, que merce prefigurar entre uma das melhores do hard rock seventies. irresistivel pelos riffs de guitarra inovadores e pela voz aguda e bela de Burke Shelley, também ele baixista e pela sua melodia unica. Mais uma vez é algo raro de encontrar no mercado.
No comments:
Post a Comment