Friday, June 1, 2007

O melhor Dos AC/DC

Os AC/DC são donos de um estilo único que mais ninguém ousa imitar. Uns dizem que são hard rock e outros dizem que são heavy metal mas eles encaixam na definição que melhor caracteriza a banda: rock in roll. a banda também tornou-se unica devido ao "rapaz da escola" endiabrado nos palcos e Bon Scott, o motorista da banda que um ano depois deu voz á banda,tom de gárgula e de pose machista nos palcos seria dificil esquecê-lo. Brian Johnson que substituiu o seu ancessor é lembrado pela sua boina. O que aqui apresento na segunda parte são os álbuns fundamentais do rock in roll de boa qualidade. Vamos a isso.


High Voltage
Não restam duvidas que a banda absorveu grandes influencias de Chuck Berry ou Elvis Presley. Mas desde cedo que o desejo de manter uma sonoridade única fez com o publico sentisse atraído por um novo tipo de rock in roll que contagiará o mundo. Apesarem de já terem lançado um Ep a banda ficou conhecida no meio do underground rock devido a High Voltage no Reino Unido a maior banda australiana de rock in roll estava pronto para dominar o mundo! Gravado em apenas 10 dias e lançado na Austrália em Fevereiro de 1975 (internacionalmente foi em 1976) inclui algumas partes de TNT o primeiro álbum da banda que foi lançado unicamente na Austrália. The Jack é uma sensação única de blues em estado groove. Brian Johnson nunca chegará aos calcanhares de Bon Scott.



Let There Be Rock
O segundo álbum apresenta uma faceta mais pesada da banda mas segue ainda a mesma fórmula sem se deixarem cair pela monotonia. A faixa titulo é a melhor do álbum onde apresenta ainda um vídeo com Bon Scott como padre. A letra refere-se ao nascimento de rock da mesma maneira que na bíblia refere-se ao nascimento do mundo. O álbum fecha com dignidade em Whole Lotta Rosie, uma história veridica acerca de Bom Scott em mais uma das suas noites loucas.


Highway To Hell
Considerado por muitos o melhor da banda. É o ultimo e o que vendeu mais no tempo em que Bon Scott era vivo. O titulo é uma sátira á canção Stairway To Heaven dos Led Zeppelin e a banda ganhou fama de satânica graças á capa e ao título. A faixa que abre o álbum é a perfeição de como deve ser um bom rock. Rapidamente tornou-se num hino. Walk All Over You, Touch Too Much (com um intro á la Disco !?) e If You Want Blood (You’ve Got It) são faixas surpreendentes que faz um ouvinte viciar-se ainda mais neste álbum. Night Prowler é uma faixa de cortar a respiração pelos blues calmos e assombrados pela voz única de Bon Scott. Robert John “Mutt” Lange (responsável pelo sucesso comercial de Bryan Adams e Def Leppard) trouxe um som ainda mais acessível e limpo mas sem tirar a identidade da banda. Que saudades do grande Bon Scott!


Back To Black
Não é exagero dizer que é o segundo álbum mais vendido nos anos 80 (em primeiro fica Thriller de Michael Jackson).a banda entrou em ascensão com Highway To Hell mas foi com Back In Black que a fama veio para ficar definitivamente. É raro as vezes em que conseguimos repetir um sucesso ainda maior depois da substituição repentina de um vocalista mas foi o que aconteceu. Comercialmente mais viável e aproximando-se por vez do estilo hínico, Robert John “Mutt” Lange deu continuidade a uma produção forte e acessível. Apesar de Brian Johnson ser um grande vocalista os fãs continuam a preferir o eterno Bon Scott mas empenhou um grande papel na banda devido ao seu grande carisma. Não há más canções isso é certo. Shoot To Thrill melódica tal como deve ser, Hells Bells aterradora pelo intro adicionado com sino que se tornou numa espécie de assinatura da banda e ainda temos os singles que fizeram êxito e talvez os temas mais conhecidos da banda: Back In Black, um rap/hard rock e You Shook Me All Night Long fartamente passada nas rádios. Have A Drink On Me é uma homenagem a Bon Scott e temos ainda a irresistível What Do You Do For Money Honey. Vender 10 milhões de cópias só nos Estados Unidos não é brincadeira para qualquer um!
Dirty Deeds Done Dirt Cheap
As vendas estrondosas de Back In Black suscitaram também o lançamento nos EUA do álbum de 1976, que anteriormente apenas estava disponível na Europa, e sob uma forma diferente, na Austrália. Tecnicamente foi o terceiro álbum da banda. é um típico álbum que ignorava a moda musical e a tendência para a concorrência dos charts, todo o material provém da Era de Bon Scott que ainda deixava saudades. O mesmo álbum que fora recusado pela editora discográfica norte-americana e ficou privado do lançamento nos EUA em 1976 entraria de imediato para a terceira posição na Billboard em 1981. irónico! Inclui composições de alto calibre como a faixa titulo ou Ride On. A banda já tinha criado seguidores fanáticos no Reino Unido mas o publico norte-americano anda não estava preparado, tiveram que esperar cinco anos para ver o álbum chegar ao território norte americano e isso tudo graças a Back In Black!

For Those About To Rock We Salute You
Muitos consideram o principio do declínio de criatividade ou o ultimo grande álbum da banda, mas tirando isso ainda apresenta um clímax de grandes canções com refrães potentes e de certeza que não desapontará um verdadeiro rocker. A faixa titulo é uma das faixas mais incríveis que a banda já criou o que fez nascer um clássico absolutamente obrigatório nos concertos da banda. Let´s Get It Up é outro êxito da banda enquanto C.O.D é a raiva absoluta atirada de fora. Em consonância com o titulo, a capa representava um canhão, e o fogo de canhão que depressa veio a ser um elemento omnipresente nos concertos durante a performance de For Those About To Rock We Salute You.


























































































No comments: